Custos Logísticos: veja como reduzir com sistemas automatizados

Ter um processo bem desenhado é extremamente importante para garantir o bom funcionamento de todas as etapas de uma cadeia de transportes. Além de eficiência, este planejamento, que deve ser revisitado com frequência para que a empresa não perca o controle da área, é fundamental para minimizar riscos e reduzir os custos logísticos.

É fato que os gastos com operações logísticas podem ser altos e acabar absorvendo grande parte do orçamento da empresa. Por isso, é preciso buscar soluções que contribuam com a redução de custos, como os sistemas automatizados, por exemplo.

Nesse artigo, falaremos sobre os desafios de manter uma cadeia logística funcionando e como diminuir o custos de forma prática, tendo como base as vantagens de investir em automação e soluções inteligentes. Acompanhe:

O papel das soluções automatizadas na redução de custos logísticos

Tempo é dinheiro e isso você já sabe. Fazer a gestão de uma empresa exige habilidade para encontrar soluções que otimizem o trabalho e auxiliem no avanço das áreas. 

Isso também acontece na gestão de um centro logístico e, por isso, contar com tecnologias que contribuam para a execução das tarefas necessárias para o seu funcionamento tem se tornado primordial.

O TMS (Transportation Management System), por exemplo, é um sistema de gerenciamento de transportes, e faz parte das ferramentas indispensáveis para quem busca reduzir custos logísticos. 

Por meio da ferramenta é possível visualizar informações chave para gerenciar os processos de transporte, economizando tempo, gastos e ampliando ainda mais a competitividade da empresa no mercado.

Investir nas vantagens de um TMS é um caminho sem volta, até porque a facilidade na gestão permite tornar o acompanhamento do processo completo de forma muito mais prática e robusta. 

Porém, para a redução de custos logísticos ganhar tração, é possível dar passos ainda mais estratégicos unindo tecnologias, como o uso de outros softwares de gestão logística integrados a ele. Dessa forma, a base para diminuir os gastos e otimizar processos estará estruturada.

Reduzindo custos logísticos na prática

Entregar mais em menos tempo e ter excelência de ponta a ponta com qualidade, acompanhando a alta demanda de entregas e o status de cada operação, são situações comuns para quem lida com a logística de cargas. 

Porém, como falamos, estes desafios recorrentes podem ser resolvidos com soluções que automatizam e ampliam o controle da gestão e dos custos logísticos.

É aí que surge a necessidade de integrar soluções para alcançar um objetivo de maneira eficaz. Como estamos falando de um processo longo e complexo, contar com ferramentas criadas especificamente para potencializar o gerenciamento logístico permite planejar, direcionar e reajustar as estratégias rapidamente. 

Uma destas soluções é um software de Gestão Logística, como a solução desenvolvida pela AngelLira. É um sistema desenvolvido para facilitar a visualização de cada detalhe da sua operação e auxiliar na tomada de decisões mais certeiras, contribuindo para um gerenciamento de excelência.

Nessa integração do software de Gestão Logística com o TMS, é possível acompanhar e monitorar detalhadamente as etapas de transporte e administrar as demandas com maior facilidade em um único lugar. 

Veja a seguir algumas funcionalidades que esse tipo de automação entrega, atuando diretamente na redução dos custos logísticos:

  • Gerenciamento de pedidos;
  • Monitoramento de tempos de espera, cargas e descargas;
  • Controle de velocidade;
  • Monitoramento de tempos improdutivos;
  • Controle de nível de serviço de entrega e gargalos;
  • Monitoramento de transit time;
  • Produtividade por placa;
  • Controle de km previsto x realizado;
  • Controle de entregas em tempo real, baixa automática por peso, unidade e nota fiscal;
  • Alertas de desvio de rota e paradas não programadas;
  • Controle de temperatura;
  • Controle de re-agendamentos;
  • Controle de devolução;
  • Previsão de atraso;
  • Monitoramento de veículos em manutenção.

Os benefícios além dos custos logísticos

Se a ideia é reduzir os custos logísticos, a integração de um software automatizado com um TMS pode ser a solução ideal.

Mas além disso, os benefícios para a gestão de logística podem ser ainda mais positivos no dia a dia da operação, como por exemplo:

  • Mão de obra melhor aproveitada;
  • Redução no tempo das entregas;
  • Monitoramento efetivo de indicadores;
  • Aumento na satisfação do cliente;
  • Planejamento inteligente de rota;
  • Redução de custos com manutenção.

Além do software de Gestão Logística, o sistema Lira Log da AngelLira também possui outras soluções integradas que auxiliam na redução dos custos logísticos e na gestão de frotas, complementando a logística.

O SmartFox, por exemplo, é um sistema completo (Hardware + Software online e offline) para o registro interativo da jornada do motorista; já o Liraway transforma qualquer smartphone em um rastreador para o registro - online e offline - de toda a jornada da equipe. 

O software da AngelLira ainda oferece um sistema automático e antecipado do pagamento de pedágio para controle preciso dos custos logísticos com pedágio, sendo possível avaliar pagamento e execução da rota, e garantindo segurança e auditorias.

A AngelLira é especialista em monitoramento de risco, logística e jornada, atendendo milhares de clientes entre embarcadores, transportadores, associações e cooperativas em todo Brasil. 

Com a tecnologia em seu DNA, a empresa atua com soluções que complementam o processo logístico dos mais diversos segmentos, desde eletroeletrônico, combustível, alimentos, moveleiro, tabaco, logística, distribuição, etc. 

Para saber mais como os sistemas automatizados da AngelLira podem ajudar a reduzir os custos logísticos da sua empresa, entre em contato e fale com nossos especialistas.